Maravilhoso Mundo da Psi

Psicologia?
Psicólogos?
Naaaaa, eu cá não me meto nisso.
Quer dizer... uma pessoa está na fossa e ainda tem de falar com alguém que não conhece?
Ainda para mais quando tem de pagar e bem!
Devem pensar, devem...eu cá não sou maluco!
Sim porque quando me dói o dente vou ao dentista, quando estou constipado vou ao médico de família, quando sinto que estou a ver pior vou ao oftalmologista e por aí adiante... só que ainda não percebi quando tenho de ir ao psicólogo...
Será quando?
Quando começar a pensar em matar alguém enquanto estou no trânsito?
Quando não conseguir ficar sozinho numa sala?
Quando achar que não valho nada?
Quando olhar em volta e sentir-me desapoiado?
Quando começar a ouvir vozes?
Quando me exaltar com pormenores?
Eu sei lá!
Só sei que não me apanham lá.
Porque isto de dizer que quem vai ao psicólogo já não é marado (mudança de mentalidade), tem muito que se lhe diga...
Eu cá não mudo de opinião assim tão rápido... deixo-me cá estar para ver o que isto vai dar.
E depois é só vê-los na TV a falar sobre dislexia e perturbações da personalidade e dificuldades emocionais e cognitivas, epá! Cá para mim eles é que já passaram por essas dificuldades e querem-se ajudar, ajudando os outros... hummm.
Esta gente não me engana!
Andam lá metidos com os do Júlio de Matos e depois vêm para casa sabe-se lá como. Não me digam que ficam indiferentes!
E depois espetam com a tanga da empatia que tem de haver entre paciente-psicólogo, pois imagino a empatia imagino!Se for segundo Freud eu já vos conto uma história.
Desculpem lá, mas não.
Não vou ao psicólogo e pronto.
Chamem-me o que quiserem, menos maluco já sabem... porque afinal eu até estou bem... sinto-me bem... e não preciso de ajuda especializada.
"E é assim, está uma temperatura agradável e etc. Cá estamos não é? " Isto deve ser mais ou menos o começo da consulta e por isso não vou lá fazer nenhum!
Não é que ande a precisar (não?!), mas enfim não vou, pronto. Agora é de vez. Opá e depois chegava lá e fazia o quê? Desatava a chorar antes de proferir alguma palavra? Não isso era péssimo para a minha imagem! O psicólogo certamente ficaria a pensar que estava doido?! (estranho...)
Mas ás vezes ponho-me a pensar em como seria e talvez até me veja, mas depois não consigo é essa a verdade. Não sei bem o que vou lá fazer porque posso dizer o que quiser e como quiser e isso é demasiado pesado e irreal...
Tenho de dispender de energias e já não as tenho. Posso sair de lá a chorar e depois misturo-me no meio da multidão para que ninguém me veja. Mas todos vão reparar "xiii como este está depois de sair da consulta, coitado, que horror!É marado.Provavelmente está deprimido e dentro de dias endoidecerá".
E eu não aguento estes olhares e críticas, mesmo que não me digam directamente, eu sinto-os nos olhares de quem passa por mim.
Nesta altura já devem de perceber que acabei por iniciar uma psicoterapia.
É verdade. A fase de negação terminou e estou na de conflito interno e numa de "despejar o saco d'alma".
É estranho, mas por incrível que pareça sinto-me tão leve quando saio de lá.
Ainda não consigo ficar indiferente à minha obsessão em pensar que todos estão a olhar para mim, mas estou a tentar. Já não os sinto, os olhares repressivos, porque eles não existem.
Já vou fazer um ano que estou na psicoterapia e mudei tanto...
Estranho os outros não repararem nisso (ou admitirem?!) e continuarem a perguntar-me "porque ainda continuas na consulta? Mas explica lá outra vez o que fazes lá, o que dizes...".
Eu percebo-os, pena não me perceberem e não se darem ao trabalho...
(Retirado da cabeça de alguns que andam por aí...)


<< Home