Ser o que se é...

Existem dias em que só me apetece olhar para os gestos e atitudes das pessoas e ficar a contemplá-las, principalmente as atitudes mesquinhas..
Vejo-as como se fossem imagens reproduzidas em vídeo, em câmara lenta, onde cada gesto, cada palavra "trabalhada" entram em silêncio e são completamente dissecadas.
Pois bem, eu gostava de ter esses minutos de contemplação absoluta, seguida de uma mera pergunta: "Você é assim, porquê?Acha que por eu não ter um ar austero e por não me envidenciar com palavras, me intimida? Acha sinceramente que preciso desse tamanho, para achar que vallho alguma coisa? Acredita nisso?"
Só mesmo no mundo de hoje para isto acontecer...
Assim de repente resumo tudo isto num episódio de infância (soa a lamechice, mas não é!eh eh eh). Sempre adorei a escola e sempre me recordo dela com sensações altamente positivas, de alegria, satisfação, prazer, convívio e aprendizagem!
No entanto, não deixo de me recordar de um episódio, nada traumatizante para mim, mas sempre questionado e quase que repleto de "pena" por quem o praticava...
A minha professora da 4ª classe partiu o Pau (utilizado para apontar para o quadro e também para bater na mãozinha daqueles que supostamente se portavam mal...) e depois perguntou: "quem arranja outro igual?", ora pois claro tudo calado, menos a Sara que se lembrou de dizer que conseguia arranjar porque o avó era engenhocas. Os outros não acharam piada, mas sinceramente?!Nem me ralei! A professora nunca me tinha dado com "aquilo" na mão, mas... parece que tinha chegado a altura e zás... vi-me ali levantada (nem sei bem porquê) com a mão esticada e a olhar para ela com um ar de contemplação absoluta. Nem me lembro se doeu, só me recordo de perguntar a mim mesma: "Mas o que serve eu levar com isto? Pode doer, mas passa e depois?!".
Pergunto agora eu: Será esta a solução? Sermos uns para os outros aquilo que realmente não somos e usarmos as mais diversas defesas para assumirmos quem somos = para não sentirmos, não nos magoarmos...
Temos sempre que arranjar forma de "fazer batota" porque quem faz batota é quem vence a corrida...será? Tudo depende do tipo de corrida que cada um está disposto a fazer...
SN


<< Home